AS MAIS POPULARES

sexta-feira, 1 de maio de 2015

ACOLHER BEM AS PESSOAS: SER GENTE, CIDADANIA E EXCLUSÃO

Na vida agitada de nossos dias, as pessoas são consideradas coisas, números, por isso a Exclusão. São maltratadas, ofendidas em sua dignidade. Mais do que nunca, é preciso reconhecer e acolher bem as pessoas nas famílias, na escola, na comunidade, onde elas trabalham. Cada pessoa merece ser percebida, notada, valorizada, promovida e amada. Quem não gosta de ser bem acolhido?!? 



COMPROMISSO PELA VIDA

Eu me comprometo a lutar pela vida.
Vida que pulsa no meio da população ameaçada
e de toda humanidade que sofre qualquer exclusão.
Vida presente no meio das comunidades, que na pobreza
partilham seu pão.
Vida espelhada na resistência, na fé e esperança daqueles que
nada têm.

Comprometo-me a não pactuar com a injustiça
e não oprimir o outro. 
Proclamo que a liberdade tem primazia sobre qualquer tipo de
escravidão
e como exercício do poder que se faz serviço.

Desejo ter olhos puros e coração aberto,
para conseguir ver o novo que está nascendo,
especialmente no meio dos excluídos.
Quero re-encantar o meu olhar sobre as possibilidades do
Brasil,
do município e da comunidade.

Quero viver amigavelmente, desenvolver gestos de
generosidade,
leveza, partilha e gratuidade.
Procurar sempre a beleza escondida no interior das pessoas 
e das coisas.

Quero agir com coragem e lucidez,
iniciativa e esperança
contra qualquer tipo de discriminação e de violência.
E sempre perguntar-me: o que eu posso fazer, aqui onde
estou?

Expresso minha gratidão às mulheres
e aos homens de nossa geração
que alimentam nossas vidas com suas utopias.
Declaro minha fé no Deus da Vida.
Deus de infinita ternura,
que se manifesta como brisa leve que sopra,
ao qual é preciso estar atento. 

De Lucinéa Wertz catequista para a amiga catequista Leia Freitas, com carinho! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Arquivo do blog

catecristonarede

Marcadores

Valeu a informação do catecristonarede?

catecristonarede

SEGUIDORES

catecristonarede

catecristonarede

catecristonarede
~~catecismoLegal~~

catecristonarede

~~catecismoLegal~~ para todas as idades!
Aprenda com esmero e com facilidade àquilo que fará bem para sua espiritualidade!