AS MAIS POPULARES

domingo, 31 de maio de 2015

SANTÍSSIMA TRINDADE:

“ELA é o nosso tudo!” 

Hoje [31/05/2015] é o dia da Santíssima Trindade! 

Como se deve adorá-LA devidamente:


A Santíssima Trindade é nosso tudo. Devemos adorá-LA sobre todas as coisas, ficar em maior união possível com Ela e jamais ofender a Sua Divina Majestade.


Posto que todas as homenagens tributadas aos Santos redundem em honra da Santíssima Trindade,

…cuja imagem se honra na pessoa deles, exigem contudo a justiça e a gratidão que, tanto para a glória do Altíssimo como para nosso próprio proveito, veneremos tão augusto mistério com obséquios especiais.
É-nos isto um dever absolutamente indispensável; porquanto a Santíssima Trindade é o princípio donde procedemos, e o fim para o qual havemos de voltar.
A primeira graça que nos foi concedida no batismo, veio-nos em nome da Santíssima Trindade, e a glória essencial que se goza no paraíso, é ainda a Santíssima Trindade.
É este o nome que faz tremer o inferno, põe em fuga os demônios, faz cessar as tentações, alegra os céus, beatifica os Santos, consola os justos, derrama a abundancia das graças.
Numa palavra, a Santíssima Trindade é o nosso tudo. Todos os bens, que já temos recebido e esperamos para o futuro, quer na ordem da natureza, quer na ordem da graça e da glória, todos nos vieram da Santíssima Trindade.
Eis porque os ofícios divinos da Igreja abundam em louvores, invocações e súplicas dirigidas expressamente às Três Pessoas Divinas.
Não satisfeita ainda com isto, e apesar de ter consagrado à augustíssima Trindade todos os domingos do ano, dedica-lhe o dia de hoje de um modo especial.
Quer nossa boa Mãe que todos os fieis sejam devotos fervorosos de tão grande mistério; ou, antes, quer que este seja a sua devoção particular. Todavia é talvez a devoção mais descuidada.
Para encontrar a Santíssima Trindade
Para acharmos e visitarmos a Santíssima Trindade, não é mister que subamos ao céu ou entremos numa Igreja; basta que lancemos um olhar de fé sobre nossa própria alma, na qual está impressa a bela e amada imagem de Deus, que ali habita como em seu templo.
– Recolhe-te, portanto, dentro de ti mesmo, e ali, todo silencioso, adora, louva, ama e bendiz à Santíssima Trindade.
Em particular, diz frequente e devotamente o Glória, na palavra de São Francisco de Assis, se acha resumida toda a ciência e virtude das Sagradas Escrituras.
Se porventura manchaste por alguma culpa a tua alma, feita à semelhança de Deus, procura purificá-la o quanto antes no sacramento da Penitência pelas lágrimas da contrição, e esforça-te por adorná-la com todas as virtudes cristãs.
– Habitua-te também a ver nas almas do próximo outras tantas imagens vivas da Santíssima Trindade, e por este motivo ama-as, compadece-te delas, e ajuda-as conforme puderes, ao menos rezando por elas.
Afim de que estes seus obséquios sejam mais agradáveis à Santíssima Trindade, une-os àqueles que lhe tributam todos os anjos e santos do paraíso, Maria Santíssima, e especialmente o divino Redentor.
Imagina que Jesus Cristo te diz o que um dia disse a Santa Gertrudes: “Minha filha, eis aí o meu Coração, que faz as delícias da Santíssima Trindade. Eu te o dou a fim de que por ele possas suprir o que te falta”.
Ó Santíssima Trindade, objeto, agora de minha fé, e um dia da minha eterna beatitude, creio em Vós, adoro-Vos, amo-Vos; e em união com toda a corte celeste quero sempre dizer:
“Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus dos exércitos. A terra está cheia da vossa glória. Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo”; assim como foi no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
– “Ó Deus, que concedestes aos vossos servos conhecer na confissão da verdadeira fé a glória da eterna Trindade, e adorar sua Unidade no poder da Majestade; nós Vos rogamos que com a firmeza da mesma fé possamos vencer todas as adversidades”. Fazei-o pelo amor de Jesus e Maria.
*   *   *
Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Arquivo do blog

catecristonarede

Marcadores

Valeu a informação do catecristonarede?

catecristonarede

SEGUIDORES

catecristonarede

catecristonarede

catecristonarede
~~catecismoLegal~~

catecristonarede

~~catecismoLegal~~ para todas as idades!
Aprenda com esmero e com facilidade àquilo que fará bem para sua espiritualidade!