Eu sou a luz do mundo, quem me segue
não andará nas trevas,
mas terá a luz da vida!
(João 8,12)
Só mesmo o Filho de Deus poderia usar uma metáfora tão ambiciosa: ser luz do mundo. Proferida por qualquer pessoa, a frase soaria como presunção.
Quem me segue não anda nas trevas, mas tem a luz da vida. Os seguidores de Jesus têm objetivos definidos de vida. eles sabem o que fazer, como agir, como viver. Não vagueiam na escuridão das dúvidas sobre a origem e a finalidade da vida.
Vós sois a luz do mundo!
(Mateus 5,14)
Os seguidores de Jesus têm a responsabilidade de ser a luz do mundo. É claro que não o seremos tanto quanto Jesus. O mundo para o qual devemos ser luz pode ser apenas a nossa família, o nosso bairro, o nosso colégio. Isso não é pouco. O importante é ser luz, iluminar a ignorância, desmascarar as tramas dos poderosos que nos iludem e oprimem.
Como os planetas refletem a luz do Sol,
os cristãos devem irradiar a luz de Cristo.
Infelizmente, não é bem isso o que costuma ocorrer. Mahatma Gandhi, mártir indiano da justiça e da Evangelhos, apesar de não ser cristão. Um dia, veio ao Ocidente e voltou decepcionado com o que viu: Os cristãos não vivem de acordo com a mensagem de Cristo.
A missão de ser luz, de iluminar o mundo, é muito mais abrangente do que os compromissos religiosos de fim de semana e dias comemorativos.
Ser luz é fazer da vida um centro de irradiação da verdade, do amor, do compromisso com o outro, com a política.
Além de sincero, transparente, o cristão precisa ser lúcido (lúcido vem de luz). Cristo não era ignorante da realidade. Ele conhecia profundamente a organização política da época. Por isso, os maus fariseus nunca conseguiram enroscá-lo em suas frequentes armadilhas.
Ser luz é superar a ignorância sociopolítica, é saber filtrar as informações que a mídia despeja diariamente em nossa casa; é lutar contra o analfabetismo, a demagogia, a corrupção, a alienação, a miséria e mortes. O compromisso com a luz obriga-nos a estudar, a refletir, a analisar o mundo, para que seja iluminado pela luz de Cristo. Vasta e profunda é a missão da luz!
Quando olhares em torno
... e tudo te parecer treva,
escuridão,
fantasma,
antes de clamar
contra a maldade dos tempos
e dos homens,
examina
se estás sendo
a luz que deves ser ...
(Dom Hélder Câmara)
Dicas bíblicas:
- Atos dos Apóstolos 13, 47
- At 22, 1-21
- At 9, 1-25
- 2 Cor 11, 16-28
- Rm 8, 31-39
Nenhum comentário:
Postar um comentário