O que São José pode nos ensinar sobre os anjos? Veja e surpreenda-se:
.
Os Anjos, como define o catecismo, são puros espíritos que Deus criou para sua glória e seu serviço.
A glória e o serviço de Deus são, pois, a missão dos espíritos celestes. Para que foi criado e predestinado São José?
Para ser na terra a imagem do Pai celeste, o pai adotivo do próprio Deus e esposo da Mãe de Deus.
Os Anjos nos guiam, protegem, e os coros angélicos estão ao serviço do Senhor. Não é São José o guia poderoso de nossa vida, como o foi de Jesus?
Os Anjos têm a visão e o serviço de Deus.
São José teve a intimidade do Filho de Deus Humanado e o serviu longos anos, do Presépio de Belém aos dias da pregação do Evangelho. Nenhum Anjo foi tão familiar de Deus.
Podia dizer São José ao Senhor: Meu Deus! Quando tomastes a forma humana para nos remir, depois de Maria, vossa Mãe, e mais que vossos Anjos, tive a incomparável felicidade e honra de vos servir.
Tivestes fome e sede, e Vos dei de comer e beber com o suor de meu rosto; eu Vos recebi nos meus braços e Vos salvei da morte e perseguição de Herodes.
Protegi, amparei vossa Mãe Santíssima! Senhor, recebi a missão de Vos amparar e proteger na terra, para que pudesse amparar e proteger meus devotos!
Não é, realmente, superior, mais eficaz e poderoso o ministério de São José que o dos Anjos?
Peçamos ao Santo Patriarca nos obtenha a graça incomparável da salvação eterna pela fidelidade ao serviço de Deus na terra.
Invoquemos o nosso Anjo da Guarda para que nos ajude a honrar ao nosso grande Santo Protetor, que é também Príncipe dos Anjos e Arcanjos.
José do Egito, figura de São José, fora constituído príncipe com todos os poderes sobre os demais súditos de Faraó.
São José fora constituído também, no Reino de Deus, o grande Príncipe, e lhe foram dadas as maiores e mais extraordinárias prerrogativas que o fizeram o Príncipe sem igual, acima de todos os súditos do Rei dos reis depois de Maria Santíssima, Rainha dos céus e da terra.
E nesta singular e privilegiada missão, quem pode contentar a supremacia de José sobre todos os Anjos e coros angélicos?
Fonte: Retirado do livro “São José” Mons. Ascânio Brandão.
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário