Os pais precisam ter plena consciência de sua missão educadora.
Não colocaram apenas seres novos na humanidade e assim sua tarefa está terminada.
Os pais são educadores em todo sentido da palavra.
Ora, se o ser humano existe, é, principalmente, para encontrar-se com o mistério amoroso de Deus.
Se pais e educadores negligenciarem este aspecto da vida humana, as pessoas não terão a dita de conhecerem Aquele que nos criou, nos chama e nos ama.
Parece que o clima de oração familiar é o espaço mais adequado para despertar a fé nos filhos.
Os pais têm a bela, nobre e delicada missão de despertar esse desejo de Deus nos filhos e, concomitantemente, iniciá-los na oração.
Podemos dizer que há um desejo natural no homem de buscar a Deus. Os batizados, com as sementes de fé que neles foram colocadas, mais predisposição ainda têm.
DICA ESPERTA ESPIRITUAL:
ORAÇÃO é colóquio e diálogo. Requer atenção interior. Por isso as orações ou momentos de prece familiar precisarão ser precedidos de instantes de silêncio, de interiorização.
Por vezes é até mesmo conveniente se colocar um fundo musical suave que permeie o instante de silêncio.
Há muitos tipos de orações familiares. Mais há alguns instantes que precisam ser mais densos.
A família deverá se colocar diante de uma bela imagem de Jesus, guardará momentos de silêncio, ouvirá um salmo ou uma página da Sagrada Escritura. Haverá uma troca de ideias dentro da possibilidade das crianças. Não se deixará de fazer orações espontâneas. Normal e útil que as crianças aprendam de cor fórmulas tradicionais como o Pai-Nosso, a Ave-Maria e outras orações que haverão de repetir ao longo de toda a sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário