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terça-feira, 23 de julho de 2013

PAPA, REPRESENTANTE DA IGREJA DE CRISTO

Vigário de Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vigário de Cristo (em latim Vicarius Christi) é uma expressão utilizada no cristianismo de
diferentes formas, com conotações teológicas diferentes durante a história. Um vigário é um
servo que representa um superior, administrando a posição detida no lugar do verdadeiro
soberano; sinônimos incluem “representante” ou “enviado”. O título atualmente é utilizado
na Igreja Católica para referir-se aos sacerdotes em geral. No entanto o uso da expressão
é mais associada aos bispos e mais concretamente ao Papa O catolicismo acredita que
enquanto, os bispos são vigários de Cristo na suas próprias igrejas locaiso Papa é vigário
de Cristo na Igreja Universal.

Durante a história do cristianismo o título  de Vigário de Cristo  foi utilizado de

 diferentes formas,

com implicações teológicas, pastorais ou  temporais diferentes.

Uso para os bispos


O primeiro e o mais antigo registro do conceito de Vigário de Cristo é mencionado na Epístola aos
Magnésios de Santo Ináciobispo de Antioquia, um aluno do Apóstolo João, provavelmente ordenado
por Pedro , com um sentido pastoral, escrita entre o ano 88 e 107 d.C. "o seu bispo preside no lugar
de Deus (...)". Embora Inácio não utilize explicitamente o termo Vigário de Cristo, ele expõe claramente
o conceito. A partir do século V até o século IX os bispos foram comumente referidos como vigários de
Cristo. O Concílio Vaticano II, reconfirmou e renovou essa tradição, ensinando que os bispos são
"vigários e embaixadores de Cristo" nas suas próprias dioceses, uma descrição reconfirmada pelo
Papa João Paulo II na encíclica Ut Unum Sint.

Uso para o Espírito Santo

O segundo registro do termo Vigário de Cristo é encontrado nas epístolas de Tertuliano
no século IIIcom uma diferente conotação teológica, para referir-se ao Espírito Santo, ou seja, enquanto
Cristo não está realizando fisicamente os milagres na Igreja, o Espírito Santo age como seu Vigário em seu
nome, realizando milagres e impedindo que a Igreja erre. Porém esse é o único registro escriturístico do uso
do termo dessa maneira. É desconhecido se esse termo era de uso freqüente na Igreja dos primeiros
 séculos ou se foi uma observação pessoal de Tertuliano.

Uso para os papas





Documento emitido pelo Senado em 1615 
que concede o título
 honorário de cidadão romano a Hasekura 
Tsunenaga
em que o papa é descrito como "Pontífice 
de Roma e Pastor da 
Igreja  Católica Universal, pai de todo o
mundo,  e Vigário de Jesus Cristo, Filho
 Onipotente de Deus"
 Museu de Sendai.
O primeiro registro de um título que reflete um papel do papa
como "Vigário" consta em uma carta de 445do Papa Leão I a
Dioscoro de Alexandria, em que designa o Bispo de Roma, como "vigário 
terreno dos sucessores de Pedro"; pouco tempo depois, em 495, os decretos
de um sínodo denominam o Papa Gelásio I como "vigário de Cristo".
Nesse caso o título possuí um sentido pastoral, baseado nas palavras de Cristo ao Apóstolo Pedro
considerado  pelo catolicismo o primeiro
Papa, em João 21:16-17"Apascenta os meus cordeiros...
Apascenta as minhas ovelhas", assim Cristo tornou a Pedro seu vigário
como pastor com a responsabilidade de alimentar seu rebanho (isto é,
Igreja) em seu próprio lugar.
Não obstante, originalmente na Alta Idade Média 
existiam diversas variantes desse título, como “Vigário
de Pedro” (Vicarius Petri), indicando que eles eram os
sucessores de São Pedro, "Vigário do  Príncipe dos
Apóstolos" (Vicarius Principis Apostolorum) ou “Vigário
da Sé Apostólica” (Vicarius Soles Apostolica), dentre 
outras variantes. O fato de que tanto o título de "Vigário
de  Pedro" quanto "Vigário de Cristo" eram utilizados,
pode ser observado pelo fato de que no final do
 século VIII, o juramento de fidelidade de São Bonifácio ao
Papa Gregório IIutiliza o primeiroenquanto algumas décadas
depois, o Papa João VIII (872-82), utiliza o segundo.
Ainda atuamente, o Missal Romano em suas orações para um
papa morto, designa-o de "Vigário de Pedro" . A designação
de Vigário de Cristo para os papas tornou-se de uso regular a
partir do século XIII, devido às reformas empregadas pelo Papa
Inocêncio III, Inocêncio frequentemente apelou para este título 
como prerrogativa para nomear os bispos. O Papa Nicolau III
 (1277-1280) usou o termo Vigário de Deus (uma referência a
 Cristo como Deus) como um título equivalente.
Concílio de Florença no "Decreto para os Gregos" (1439), 
designa o papa como o "verdadeiro Vigário de Cristo", linguagem
repetida pelo Concílio Vaticano I (1870) na famosa constituição
apostólica dogmática  "Pastor Aeternus". A edição de 2009 do
Anuário Pontifício, lista-o como o terceiro título oficial dos Papas.

Uso para os sacerdotes em geral


Concílio de Trento reunido no século XVI, no decreto sobre o sacramento da penitência estabele que (...)
Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de sua ascensão aos céus, deixou os sacerdotes como vigários seus
[cf. Mt 16, 19; 18,18; Jo 20,23] ... (emitido na Sessão XIV em 25 de novembro de 1551). Nesse caso em
particular o Concílio ensina que o perdão dos pecados e a renovação da graça nos fiéis pelos sacerdotes só
é possível porque o próprio Cristo os instituiu seus representantes e vigários, alguns dos textos aos quais
usa como justificativa é João 20, 23, em que Jesus diz "Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são
perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos." A Igreja Católica também acredita que todas
as vezes que um sacerdote celebra um sacramento ele age "in Persona Christi", significando que essa ação
 não é realizada pela pessoa do padre, mas pela própria pessoa de Cristo, que executa aquela ação, através
do sacerdote.

Uso secular

Outro uso da expressão, com um significado diferente, surgiu também em meados do século V
foi utilizado ocasionalmente até o IX, sendo empregado para alguns reis e para juízes .
Nas igrejas orientais, na mesma época, o termo foi empregado para referir-se ao imperador
bizantino, denotando o ápice do cesaropapismoEmbora os governantes e autoridades seculares,
não decidiam sobre a doutrina - que era responsabilidade dos bispos , consideravam
que seu papel era manter a adoração apropriada à Deus, assim como a espiritualidade de
seus súditos, e preservar a ortodoxia, assim os governantes agiriam como Vigários de Cristo
em questões de caráter administrativas e temporais.

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