É um ato de adoração ao SENHOR DEUS, pelo qual dobramos um de nosso joelho direito ou os dois juntos até tocar o solo e voltamos à posição normal.
Em que momento devemos fazer a genuflexão com um joelho?
Quando entramos na igreja, antes de sair da igreja e cada vez que passamos na frente do sacrário.
E quando devemos fazer a genuflexão com os dois joelhos?
Devemos genuflectir com os dois joelhos sempre que COMUNGARMOS O CORPO DE DEUS e quando o SACRÁRIO ESTIVER ABERTO, ou quando um padre estiver ELEVANDO A HÓSTIA NA CONSAGRAÇÃO DE UMA MISSA e que entrarmos nessa hora na igreja, ou ainda se o padre estiver distribuindo a comunhão. Também devemos fazer esta genuflexão com os dois joelhos quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto na Custódia, para nossa adoração.
Devemos nos por de joelhos completamente, fazer uma leve inclinação com a cabeça, DIZER: MEU SENHOR E MEU DEUS! e, nos levantarmos em seguida.
Além da água benta, da genuflexão e da oração, o que mais se pede quando se entra numa igreja?
Devemos estar vestidos adequadamente, tipo que não seja roupa de banho. Prestar atenção na celebração, evitar de sair para comprar pipocas, guloseisas, pegar água o tempo todo (por vício ou brincadeira).Também, quando não se puder ajoelhar-se por problemas de saúde, isso é plausível, aceitável e, claro que Nosso Senhor entenderá.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Quando não há a presença do Senhor no Santíssimo Sacramento, ou quando o sacrário não se encontra atrás do Sagrado Altar, sempre que se passa pelo altar deve se fazer uma reverência, para o Altar!
A inclinação do corpo, ou inclinação profunda, faz-se ao altar as orações:
Purificai o meu coração (Munda cor meum)
e De coração humilhado (In spíritu humilitátis);
no Símbolo às palavras E encarnou pelo Espírito Santo (Et incarnátus est);
no Cânone Romano às palavras Humildemente Vos suplicamos (Supplices te rogamus).
Também o diácono faz inclinação profunda ao pedir a bênção, antes da proclamação do Evangelho. Além disso, o sacerdote faz uma pequena inclinação enquanto diz as palavras do Senhor, na consagração.